Notícias

Nosso Blog

O que são Processos de Negócio?

O que são Processos de Negócio: entregas para seus clientes

Processos de negócio: conjunto de atividades ou tarefas estruturadas relacionadas que produzem um serviço ou produto específico para seus clientes ou para um cliente particular. Em outras palavras, é uma forma de descrever como uma empresa funciona e como ela cria valor para seus clientes.

Os processos de negócio são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Eles ajudam a garantir que as atividades sejam realizadas de forma eficiente e eficaz, e que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Processos de negócio (exemplos):

Processo de vendas: responsável por identificar, qualificar e fechar negócios com clientes.
Processo de atendimento ao cliente: responsável por resolver problemas e atender às necessidades dos clientes.
Processo de produção: responsável por fabricar produtos ou serviços.
Processo de logística: responsável por transportar e armazenar produtos.
Processo de finanças: responsável por gerenciar os recursos financeiros da empresa.

Tipicamente, existem três TIPOS DE PROCESSOS de negócio em uma empresa:

processos Primários,

processos De Apoio (ou Suporte) e

processos De Gerenciamento (ou Gerenciais).

Este modelo é estruturado e representado por uma perspectiva que organiza os processos numa arquitetura de processos, permitindo uma macrovisão dos mesmos.

Essa classificação de Processos de Negócio e a macrovisão de processos surgiu a partir da cadeia de valor de Michael Porter. Porter elencou várias atividades que as organizações possuem em comum para entender como os processos de negócio são transformados em valor aos consumidores. Com a cadeia de valor, é possível enxergar os elos entre estratégia de negócio e processos operacionais, demonstrando a vantagem competitiva da empresa.

TIPOS DE PROCESSOS

Processos Primários: representam os processos essenciais para a empresa cumprir sua missão. São aqueles que agregam valor diretamente aos clientes, de modo que representam as atividades essenciais para que as organizações cumpram a missão fixada para seu negócio. Eles são responsáveis por gerar a receita da empresa, satisfazer as necessidades dos clientes e atender aos seus requisitos.

Processos de Apoio ou Suporte: são aqueles que fornecem apoio/suporte aos processos primários e de gerenciamento, garantindo que eles funcionem de forma eficaz e eficiente. Eles são responsáveis por fornecer recursos e serviços essenciais para que os processos primários possam operar. Não oferecem valor diretamente ao cliente final, mas garantem o sucesso dos processos primários. Isso não significa que os processos de suporte não sejam importantes, muito pelo contrário: os Processos de Suporte aumentam a capacidade de a organização realizar as suas atividades essenciais.

Processos de Gerenciamento (ou apenas Gerenciais): medir, monitorar, controlar atividades e administrar o presente e o futuro do negócio. São aqueles processos que controlam e coordenam a execução dos processos primários e de apoio. Eles são responsáveis por garantir que a empresa esteja operando de acordo com seus objetivos e metas estratégicos. São parecidos com os Processos de Suporte, pois não agregam valor ao cliente, mas a outros processos, como os Processos Primários e os Processos de Suporte.

Aqui estão alguns exemplos específicos de processos primários, de apoio e de gerenciamento em diferentes tipos de empresas:

EMPRESA DE MANUFATURA

Processos primários:
Produção
Controle de qualidade
Logística

Processos de apoio:
Gestão de recursos humanos
Gestão financeira
Gestão de estoques
Gestão de TI

Processos de gerenciamento:
Gestão estratégica
Gestão de riscos
Gestão da qualidade

EMPRESA DE SERVIÇOS

Processos primários:
Venda e pós-venda
Suporte ao cliente

Processos de apoio:
Gestão de recursos humanos
Gestão financeira
Gestão de TI

Processos de gerenciamento:
Gestão estratégica
Gestão de riscos
Gestão da qualidade

EMPRESA DE VAREJO

Processos primários:
Venda e pós-venda
 Logística

Processos de apoio:
Gestão de recursos humanos
Gestão financeira
Gestão de TI

Processos de gerenciamento:
Gestão estratégica
Gestão de riscos
Gestão da qualidade

É importante ressaltar que a classificação de processos em primários, de apoio e de gerenciamento pode variar de acordo com o tipo de negócio e a sua estrutura organizacional. Por exemplo, os processos primários de uma manufatura podem ser diferentes dos processos de um varejo ou de uma empresa de serviços, como vimos nos exemplos acima.

LEIA TAMBÉM: Definição simples sobre o que é mapeamento de processos e sua importância para a empresa

Tags:
© 2024. Management Tools

Busca